PLAYLIST

terça-feira, 6 de março de 2018

DOUG: “Michael me levou pela mão”
(durante a filmagem de Scream)


Talvez eu devesse ter dito isso há anos … foi meu pequeno segredo por muito tempo, mas agora vou quebrar meu silêncio e tornar público o fato de que Michael Jackson também me levou pela mão…

O incidente aconteceu no Universal Studios, durante a filmagem de seu vídeo, Scream, com Michael e sua irmã, Janet. Não faz tanto tempo que conheci Michael, enquanto trabalhava em produção de palcos e ensaios para a Dangerous Tour.

Tanto Mark Romanek, diretor de Scream, quanto Tom Foden, Diretor de Produção, são absolutamente perfeccionistas. Foi um verdadeiro prazer trabalhar com ambos em vários projetos. No mundo do cinema, trabalhar com pessoas que possuem uma visão é significativamente melhor do que não ter o conceito inteiro claro. Neste trabalho em particular, trabalhei no departamento artístico dirigido por Tom Foden. Outros membros do departamento incluíram Dana Garman, Richard Berg, Jamie Vickers, Paulie Pietsch, Mark Brooks, para citar alguns.

O vídeo Scream pode ser o mais caro já feito, acho que o orçamento total de produção / pós-produção foi de 8,3 milhões de dólares. E posso dizer que o orçamento para o departamento artístico tomou uma boa fatia disso, talvez metade. O palco precisava de três edifícios completos de Universal Studios, em Los Angeles, com mais de uma dúzia de cenas colocadas nesses navios. Uma vez que a gravação começou, meu papel era basicamente o de “representante do departamento artístico” que tinha que permanecer no set o tempo todo como “face” do departamento de arte. Devido à natureza da minha posição, tive uma estreita interação com os talentos que estavam no palco. 

Foi um trabalho louco, sem dúvida. Três navios, mais de uma dúzia de cenários.

Durante o primeiro dia de filmagem, recebemos uma ligação às 7 da manhã; esperava-se que Michael aparecesse no meio da tarde. Após a cabeleireira e a maquiagem, eles nos deram 4:30 da tarde, antes de começar a gravar. Ficou claro que íamos gravar à noite, nos próximos 20 dias. Também ficou claro que Michael gostava de fazer isso … trabalhando de noite, é isso.

Finalmente, chegamos a isso. Michael fez sua entrada e se encontrou com Mark, que explicou a tomada. A primeira coisa que foi gravada com Michael foi quando ele dançou em um dos vários pisos brancos que são vistos durante o vídeo. Michael encontrou sua posição; acerca de 2 metros da câmera, fez alguns tiros, depois mencionou que o chão (linóleo de vinil branco) escorregou. Eu deixei com minhas ferramentas, uma lixa de metal, um pano e uma lata de spray com um “molho especial”, e esfreguei um pouco o solo com a lixa. Mark saiu de trás da câmera, olhou meu trabalho manual e ligou para Tom depois de me perguntar se perderíamos o “brilho”. Eu disse que não, que aplicando spray especial brilharia novamente. Quando eu me levantei, Michael olhou para mim sorrindo: “Lembro-me de você dos ensaios da turnê”. Eu disse: “Isso é certo”, e ele me perguntou como estavam meus filhos.

Como eu previ, a chamada da equipe foi das 7 da manhã às 4 da noite, e trabalhamos até às 4 e 6 da manhã. 

Nas últimas horas do último dia de filmagem, fomos ao palco “Zen”. Foi assim, último dia, última etapa, última sessão de filmagem. O departamento de arte colocou os toques finais no palco antes de Michael entrar para ocupar seu lugar no pódio do Zen no centro do palco. Michael supervisionou a cena e comentou o quão bom foi. Ele estava muito relaxado, era óbvio que ele gostava de sentar-se no meio deste templo temporário.

Quando Mark pediu para quebrar a parte central do telhado, peguei uma escada de 12 degraus, subi e comecei a vê-lo. Em um momento infeliz, a serra voltou para mim e amputou um terço do meu dedo anelar esquerdo. Sem dizer nada, peguei um pano no bolso de trás, enrolei meu dedo, descendo as escadas e deixando o palco. Passei ao lado de Tom quando eu saí e mostrei o que aconteceu. Tom me acompanhou até um canto do navio e nos sentamos no asfalto. Em um ponto, muitas pessoas da equipe estavam me cercando. Um grupo de rapazes que mastiga chiclete às 3 da manhã.

De repente, o círculo de pessoas se abriu e Michael apareceu e permaneceu por um momento, inclinando-se sobre mim, olhando para baixo. Ele notou minha mão esquerda e depois olhou para mim. Ele se ajoelhou ao meu lado e pegou minha mão direita e apertou-a com a dele. Ele me olhou nos olhos e me disse o quanto estava arrependido, continuava a repetir o quanto estava arrependido; no final, acabou com lágrimas nos olhos e me segurou pela mão até a ambulância chegar para me levar.

Na semana seguinte, recuperando-me em casa, presentes de Michael e Janet, coisas frescas e de bom gosto como sabonetes, roupão de banho, incenso, um cartão. Essa é a minha história. Michael Jackson pegou minha mão. Michael, se você pode ler isso, obrigado por se preocupar.


Nota de Richard Berg: Fiquei lá durante o trágico acidente. Infelizmente, eu fui o único que colocou o dedo em um copo com gelo para transportá-lo. Eu tenho que dizer que nunca vi um time tão focado como o exigido pelo departamento artístico deste vídeo. Doug, você sempre foi uma estrela com seu próprio brilho. Quanto à foto que fiz (a mais acima), infelizmente não é Michael, mas uma dupla de luzes bastante convincente. Lembro-me porque costumo tentar tirar fotos dos meus cenários sem pessoas no interior, mas devido ao tempo, etc, optei por ter esse duplo no centro (sabendo que parecia muito com Michael de qualquer maneira).
_______________________________

Tradução: Eduardo (MJFans)
Fonte: http://www.lolgamesup.com.br/mj-fans-br/2018/02/01/michael-me-levou-pela-mao-durante-a-filmagem-de-scream/