PLAYLIST

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

"BLACK OR WHITE" e "DANGEROUS"

Uma leitura dos símbolos 


AS MENSAGENS OCULTAS DE "BLACK OR WHITE"

Nasceu negro e foi ficando branco... Em se tratando de Michael, parece que Deus faz de propósito para ensinar alguma coisa à humanidade. Doeu nele... doeu muito, mas a grandes missionários são dados grandes desafios... Seus limites são desafiados e, ao transcendê-los, eles ascensionam.

Black or White foi um grito desesperado e indignado de toda uma etnia escorraçada da sociedade, única e exclusivamente pela cor da pele. Pura ignorância e bestialidade! A dor de Michael estampada naquele curta-metragem é a mesma dor de milhões de pessoas caluniadas e difamadas neste planeta, onde a dualidade e a negatividade imperam.

Acusado de ser ele o racista, por supostamente estar branqueando a própria pele por ter vergonha de ser negro, a mídia ignorou, propositalmente, as nítidas manchas características de um processo de vitiligo, em Michael. O importante era, mais uma vez, difamar para faturar. E a dor de mais esse ataque da Elite Global explodiu em Black or White.

Os quatro minutos finais da versão completa de Black or White, transmitidos para mais de 500 milhões de pessoas, em 27 países, provocou a ira dos puritanos americanos. Alegando que as cenas incentivavam a violência, elas foram cortadas do clipe original, e Michael se retratou com um pedido de desculpas na mídia. Acontece que aqueles eram os quatro minutos mais importantes do vídeo inteiro!

E aqui me valho das considerações de fã, Pietro, em seu Blog, por expressarem exatamente o que pude perceber desse ousado e denunciador curta-metragem de Jackson:


1) Aos 06:48 e 10:43, Michael se transforma em uma pantera negra: Os Panteras Negras eram um grupo político que surgiu nos anos 60, nos EUA, com o intuito de proteger os guetos negros de policiais e racistas. Em determinada época, os Panteras Negras defendiam o armamento, a isenção de impostos e o pagamento de indenizações pelos anos de escravidão a todos os negros da América. Com o passar do tempo, a rebeldia anárquica foi dando espaço à política, e os Panteras passaram a investir em serviços sociais nas comunidades carentes.

2) Dançar sem música – Michael não dança sem música. É um recado para os críticos, do tipo “vocês não estão me ouvindo, mas eu não vou parar por causa disso”. Por causa da mudança de cor, MJ foi bombardeado pela mídia. Black or White nada mais é do que um desabafo do astro contra a discriminação que estava sofrendo.

3) Cantando na Chuva, aos 08:32: – Uma rua deserta, um poste e um dançarino. Deem um guarda-chuva a Michael e um pouco de água caindo de cima e nós temos a mesma cena imortalizada por Gene Kelly.

4) O quebra-quebra – Porque MJ arrebenta com tudo que está na rua? É só olhar com um pouco de atenção: suásticas invertidas, Ku-Klux-Klan, mensagens de ódio e de preconceito estão pichadas nas coisas que ele quebra. Chega de discriminação, chega de intolerância, é essa a mensagem.

5) O pecado mora ao lado (aos 09:40) – Lembrei-me da famosa cena da Marilyn Monroe no bueiro, quando uma lufada de ar levanta seu vestido, dadas as suas devidas diferenças, obviamente. O curta-metragem não economiza referências à cultura pop americana, dos filmes antigos de sucesso aos Simpsons (não é por nada, mas no início do clipe, aquela história de pai discutindo com o filho por causa da música, não lembra uma certa banda?).

6) Aos 10:10, MJ cai no chão, rasga a roupa e solta um berro – É o momento mais cheio de referências. Impossível não lembrar de Highlander – O Imortal. Pode ser interpretado como “Critiquem-me, desmoralizem-me, mas não vão me destruir porque eu sou imortal”. Rasgar as roupas e berrar é como se fosse um símbolo para a libertação. Depois do desabafo, o alívio. E na fachada do hotel que desaba está escrito “Royal Arms Hotel”. “Royal Arms” é o nome designado às tropas armadas imperialistas, podendo servir para as tropas da Inglaterra ou para os guerrilheiros dos países da África do Sul, em constante guerra étnica.
____________________________



A SIMBOLOGIA DE “Dangerous”


Em “Dangerous”, o enigma não está na música, mas na capa do álbum... Algo como um jogo de cifras, algo de uma subjetividade tal que gerou inúmeras interpretações, porém, certeza alguma. Em se tratando de Michael, nada, absolutamente nada é por acaso ou um mero detalhe. Mistérios de Jackson, que nunca se revela, apenas nos provoca a imaginação. Tentemos vasculhar alguns símbolos sem a pretensão de achá-los a expressão da verdade.

- Busto de um menino com metade do rosto negro e outra metade branco, este sim uma nítida alusão à condição de Michael, àquela época, por conta do avanço do vitiligo. Acusado de racismo, de não querer ser negro, o branco e o preto justapostos representam que independentemente da cor, o homem é o mesmo.

- Globo terrestre de cabeça para baixo, de onde saem caveiras, mísseis, armas de fogo, anjos, estrelas, o átomo, etc., representando a inversão dos valores, a luta entre o Bem e o Mal, a destruição do Planeta patrocinada pela sociedade inconsciente e gananciosa e um mundo dual (3ª dimensão).

- Macaco sendo coroado por dois anjos remete ao próprio Michael, pois o pai lhe dizia, quando criança e adolescente, que ele era feio como um macaco. Mas ainda que feio, o macaco era Rei. Por outro lado, o macaco era um animal sagrado para os egípcios, e na cultura chinesa, ele representa a sabedoria.

- Na esteira do castelo (tipo trem fantasma), de um lado a natureza (chipanzé, rato, veado e elefante) e do outro saem do castelo uma criança loira com um “M” na camisa, possivelmente, Macaulay Culkin, grande amigo de Michael desde muito menino e que participou do curta “Black & White”; um animal talvez pré-histórico, o esqueleto do homem-elefante e o próprio Michael-menino. Macaulay, Michael e o homem-elefante tiveram em comum uma infância muito difícil, mutilada.

- O Rei-cachorro e a Rainha-pássaro representariam, talvez, os próprios pais de Jackson. Michael temia o pai e tinha medo de cachorros. A mãe, um pássaro, simbolizando a fragilidade e a sensibilidade, qualidades que ele sempre atribuiu à Katherine Jackson. De um lado a força, do outro lado o afeto, o equilíbrio e o conforto.

- A presença de um cachorro-rei, possivelmente, representa o sentido de realeza e militarismo que é sempre retratado na figura de Michael (guerreiro do Bem, que é o arquétipo de Arcanjo Miguel, a mesma consciência que encarnou o deus egípcio Anúbis, com um corpo de matriz canidae siriana). Note-se que a figura tem luvas brancas em apenas uma das mãos, segurando um cetro, cujo cabo é uma cabeça de pássaro real. Seria uma alusão ao cristo siriano Hórus, que também foi Arcanjo Miguel? Branco é o símbolo da pureza e da inocência, características marcantes da sua personalidade. O cetro do lado direito traz uma mão fazendo o mudra crístico que Jesus sempre usava, em sua caminhada na Terra. Por outro lado, a rainha, na figura de um pássaro real, segura em uma das mãos, também com uma única luva branca, um cetro com uma cabeça de cachorro na ponta. Arrisco dizer que Michael está representando sua androgenia, seu perfeito equilíbrio da energia masculina e feminina ou a fusão de seus aspectos masculino e feminino em um só corpo, portanto, um ser divino. Isso fica claro por uma bolha, saindo de uma espécie de cordão umbilical na rainha. Dentro da bolha, um casal.

- Simbologia dos números. O “7” (numerologia da evolução, espiritualidade ou infinito) aparece várias vezes, entre elas, na cartola do boneco, o pulso da mão que segura uma criança. Juntando essa sequência com o “9” (numerologia da completude, fechamento de ciclo) na cabeça do elefante teremos: 7-7-9. O memorial de Jackson foi em 7/7/2009. Coincidência?

- Vale registrar que o simbolismo do número “9” é bastante forte. É o número da paciência, da meditação, da harmonia, da completude; representa a inspiração e a perfeição das ideias. É a expressão do poder do Espírito Santo, na concepção religiosa. Símbolo da criação e da vida como um ritmo e desenvolvimento. É o número de quem realiza a vontade divina. É o número da conquista do eterno, da imortalidade, não no sentido de tempo infinito, mas no sentido do não-tempo. O nove era considerado sagrado no Antigo Egito e na Antiga Grécia.

- Palma da mão com o desenho de um mapa e uma criança pobre em cima, segurando a caveira de um crocodilo. Simbologia da proteção de Michael a todas as crianças e animais. A mão é nitidamente de Michael, por que tem esparadrapos nos dedos.

- Em todo cenário há uma profusão de anjos, colunas gregas com suas estátuas. Remeteria à sabedoria das civilizações antigas (egípcia e grega) na idade de ouro da Raça Ária. Ou nos remete aos reinos celestiais que Michael representa e de onde provém sua consciência?

- Vemos o símbolo do Pentagrama em dois pontos estratégicos: acima da imagem de Michael com traje militar (guerreiro do bem) e abaixo dos seus olhos em destaque na parte superior, onde se pode ver um pavão. Lembro aqui que o símbolo do Pentagrama representa a conexão da parte material e espiritual do homem, ou um Ser iluminado. E o pavão tem a mesma representação.

- Homem de terno simbolizaria os homens de poder, que tanto pode representar os governos, quanto a máfia (que controla o mundo do entretenimento, o sistema econômico e religioso), ou as seitas que igualmente exercem poder sobre o Poder. Michael sempre foi perseguido por todos eles por seu envolvimento em causas humanitárias e sua insistência em denunciá-los e exortar a Humanidade ao Amor.

- O Portal do pirata, o homem de terno, o “olho que tudo vê” e o globo terrestre invertido estão no mesmo plano. Seria a representação do caos, do domínio temporário do lado escuro da força?

- Em condição elevada estão os olhos de Michael..., observando ou protegendo? Representaria, talvez, que ele está acima de tudo isso, inatingível... ou no comando de todo um processo planetário do caos que precede a transformação? Ou ele está acima dos poderes terrenais: Reis e rainhas, grandes ditadores, seitas dominadoras (religiosas ou não), todas as misérias do mundo físico?

Os olhos maquiados, circundados de preto, remetem aos olhos de Hórus, divindade egípcia (filho de Isis e Osíris), que representa o poder do Bem, da Justiça e a proteção. Desde muito cedo na carreira, Michael traz sempre seus olhos maquiados similarmente aos olhos dos faraós egípcios. Da mesma forma como representa a deusa Isis no curta-metragem You Are Not Alone. Note-se que a entidade que o envolve (proteção divina) no final não é um anjo, mas sim Isis, a deusa egípcia, esposa de Osíris e mãe de Hórus. Os anjos são representados com as asas nas costas e Isis tem suas asas ao longo dos braços. 

“Dangerous” não é a garota voluptuosa e sedutora da música, que o induz a trair a namorada. Perigosa são as pessoas e instituições que o perseguiram e machucaram ao longo da sua existência. A capa de “Dangerous” é uma denúncia velada ao mal que, por enquanto, vence as batalhas, mas que, por intermédio de Michael, irá perder a guerra. O Bem sempre vence no final, pois ninguém pode deter o poder da Luz.

Atentemos para as várias versões da coreografia de “Dangerous” e veremos que Michael não se dirige a nenhuma garota fogosa, mas a um bando de gangsters que o cercam e ele os derruba a todos, um a um. Note-se que todos usam luvas vermelhas, representando as mãos sujas do sangue derramado na Terra. Somente Michael tem as mãos nuas, limpas, ou seja, ele é o representante da Luz. Mesmo porque, hoje já sabemos que a personalidade Michael Jackson foi a encarnação da consciência de Arcanjo Miguel, na tridimensionalidade. 

Portanto, a garota perigosa por sua volúpia de Dangerous é somente um bode expiatório para quem não poderia citar nomes.

E encerro com um texto muito inteligente e significativo de Dayan Blue:

"Ele não canta somente, ele é, ele vive a música, ele se torna um aparelho eletroquímico de reprodução harmônica, melódica e percussiva. Assim como nossos aparelhos de CD leem as refrações de um feixe de raios laser, e convertem essas alterações luminosas em som, Michael parece sentir a música, extraí-la de um lugar qualquer em sua alma, e usa o corpo todo como forma de traduzir o sentimento. [...] O melhor disso tudo, é que podemos ter a total certeza de que, ao compreendermos as intenções desse artista tão inigualável, e conseguirmos captar essas magias submersas em suas músicas, temos sim, muito da alma dele dentro de nós. Somos parte de um todo, estamos em sintonia com o ‘mestre’.’’
___________________________ 

DIREITOS AUTORAIS

Este artigo é protegido por direitos autorais. O autor dá permissão de compartilhá-lo, através de qualquer meio, contanto que os créditos sejam incluídos: nome do autor, data da postagem e o local onde se obteve a informação divulgada com o corpo da mensagem. É expressamente proibida sua comercialização sob qualquer forma ou seu conteúdo adulterado ou parcialmente divulgado (trechos da mensagem) ou utilizado para base de qualquer trabalho sem prévia permissão do autor. Sempre incluir o endereço eletrônico do site oficial no Brasil: http://michaelsiriano.blogspot.com.