PLAYLIST

segunda-feira, 21 de agosto de 2017


UM SAPATO...
UMA VIDA TRANSFORMADA!

Publicado originalmente em 27/12/2012

Lidia Kight

Na infância de Lidia Kight, não havia férias para a Disney World, presentes de Natal ou armários repletos de sapatos e roupas. Ela nasceu em um barraco de um cômodo com piso de terra, e ela teve a sorte de ter comida ou um lápis para levar para a escola.
Lidia cresceu na República Dominicana. Agora, com 41 anos e vivendo em Jackson, Lidia tem carteira de motorista, um diploma do ensino médio, um emprego e um diploma universitário em andamento.
Ela tem carpete no chão, uma geladeira cheia de comida, um banho quente todas as manhãs - e uma grande história para contar sobre como ela chegou a esse ponto em sua vida.
Tudo começou com um novo par de sapatos e um sonho.
O pai de Lidia nunca tinha ido à escola, sua mãe só cursou a terceira série. Ela tinha duas irmãs mais novas e um irmão mais velho. Quando ela tinha 4 ou 5, diz ela, seus pais começaram a "alugá-la" para outras famílias, onde ela trabalhava em troca de comida e roupas.
Lidia fez tudo que podia para ser expulsa das casas, porque ela preferia estar com sua própria família. Uma vez, ela fugiu de uma família que estava trabalhando; sua mãe espancou-a e levou-a de volta para a casa.
"Meus pais tentaram fazer o melhor que podiam... mas me machucavam, mesmo que fosse a coisa a fazer", diz Lidia. "Trabalhávamos o suficiente para comer naquele dia”.
A família de Lidia muitas vezes percorreu os caminhos de terra para baixo da montanha em direção à cidade, onde tentavam vender ou trocar quaisquer bens que tinham.
Era uma viagem difícil para Lidia, especialmente quando ela ficou mais velha - seus colegas brincavam com ela, e ela nunca tinha sapatos adequados para a árdua viagem.
Seus dedos ainda estão marcados por causa dos anos que passou tentando se adaptar nos sapatos, tamanho infantil, doados por instituições de caridade. Ela se lembra de sentir-se ressentida durante sua infância, se perguntando por que Deus havia lhe dado uma vida tão dura.
"Eu tinha aqueles sapatos de plástico que faziam um barulho estridente no asfalto quente. Eu sempre soube que havia algo mais lá fora, eu só não sabia o que era", diz Lidia.
Quando tinha cerca de 10 anos de idade, os voluntários chegaram à sua aldeia e mediram os pés das crianças, prometendo voltar com novos sapatos, feitos só para eles.
"Eu não podia acreditar que alguém ia me mandar isso - era como... eu já ouvi isso antes", diz Lidia.
Muitas visitas missionárias vieram para a República Dominicana, mas ou não retornaram ou não tinham nada para Lídia. Desta vez, porém, havia algo para Lidia: seu primeiro par de sapatos novos.
Os sapatos vieram de um projeto patrocinado por Michael Jackson.
Lidia e as outras crianças também receberam um par de meias, uma mochila cheia de material escolar e uma pequena caixa que tocava a música de Michael Jackson.
A partir de então, a vida de Lidia foi diferente. A escola ficou divertida, porque ela tinha cadernos novos, lápis de cor e sapatos, e ela não precisava se sentir envergonhada por não ter nada.
Ela diz que os sapatos e a música eram a prova de que havia uma maneira melhor de vida para ela, em algum lugar. Suas próprias amigas já estavam começando a ter bebês, caindo no mesmo padrão antigo de pobreza e tristeza. Lidia sabia que ela merecia algo melhor.
"A semente foi plantada em meu coração. Eu sabia que precisava sair de lá", diz ela. "Eu estava determinada a mudar alguma coisa, e isso não iria acontecer se eu ficasse na República Dominicana. Passei a acreditar que eu poderia fazer isso".
Lidia continuou a trabalhar para outras famílias até que, por volta dos 12 anos, uma família rica a adotou. Para os próximos anos, eles a enviaram para uma escola particular e ela passou a ter contato com um novo mundo de grupos de jovens, hotéis, pratos sofisticados e TV a cabo.
Seu destino voltou a mudar e, aos 15 anos, ela se mudou de volta para casa e começou a costurar em uma fábrica. Aos 17 anos, casou-se, porém não foi feliz, pediu a separação e reconstruiu a sua vida.
O que lhe deu forças para perseguir seus objetivos?
Mais uma vez, conta Lidia, ela retorna ao seu primeiro par de sapatos e o que ela aprendeu com os cuidados e a generosidade de um estranho.
"(Michael Jackson) me inspirou a sonhar, quando eu não pensava que eu estava autorizada a fazê-lo. Não me foi ensinado a sonhar", diz Lidia. "Estou grata que agora eu estou em um lugar em minha vida onde eu posso melhorar a mim mesma e eu não acho que Deus me trouxe até aqui para parar."

Fontes:
http://www.semissourian.com/story/1748399.html