Desmentindo
a Mídia:
PLÁSTICAS, VITILIGO e HOMOSSEXUALIDADE
“Se você modela a sua vida de acordo com a natureza, nunca
será pobre; se de acordo com as opiniões das pessoas, nunca será rico. [...]
Não há nada que nos provoque problema maior do que o fato de aceitarmos um
rumor, pensando que aquilo que ganhou tão ampla aprovação é o melhor, e que,
como temos tantos a seguir como bons, vivemos pelo princípio não da razão, mas
da imitação” (Sêneca).
A palavra dita jamais poderá ser recolhida, ainda que
desmentida; o que leva a maledicência ao patamar de um dos maiores cânceres da
Humanidade.
Formadora da opinião pública, a Imprensa torna-se uma arma
quando não prima pela ética, pela apuração minuciosa de suas reportagens junto
a fontes confiáveis, pela fidelidade aos princípios da verdade que não se
coadunam com “achismos”, denúncias sem fundamento, suposições e insinuações
vazias e inconsequentes. Não existe, sequer, o cuidado de desmentir o publicado
quando não se confirmam as denúncias ou se inocentam os acusados. Isso porque a
cultura do negativo é a tônica que garante a audiência e a vendagem de
noticiários: a Humanidade ainda se alimenta de lixo mental.
Mais grave se faz quando notícias são propositalmente
manipuladas e alteradas de sentido para produzir sensacionalismos e angariar
projeção profissional. É um segmento que age de maneira mafiosa, criminosa, com
o único intuito de criar escândalo para vender jornais e revistas e para ganhar
audiência em rádios e televisões. Infelizmente, isso não é raro em nossos dias.
Diríamos até que é comum.
Andréa Faggion, em artigo publicado em 2009, diz:
Alguém
disse que o Estado não seria composto apenas por três poderes, haveria um
quarto: a imprensa. Na verdade, o quarto poder seria aquele a legislar soberano
sobre os outros três, julgando a todos diante dos olhos do público para que
este, docilmente, executasse sua vontade. [...] A imprensa contou a história de
Michael Jackson, o menino negro de infância difícil que, pelo talento genial,
conquistara as maiores glórias, para então ser condenado por ousar realizar sonhos
com os quais simples mortais não ousariam fantasiar. Enlouquecido pela fama,
com a sanidade, o menino perderia também a felicidade e veria escapar de suas
mãos, uma a uma, todas as suas conquistas. Morreria obscuro para que cada um de
nós, diante de seu exemplo, não ousasse querer voar tão alto. (FAGGION – 2009).
O VITILIGO:
Tudo começou no final da década de 80, quando a pele de
Michael começou a clarear. Inadvertidamente, a imprensa sensacionalista
americana, logo imitada pela mundial, espalhou a notícia de que Michael Jackson
estava fazendo tratamento para branquear a pele porque tinha vergonha de ser
negro. Acusações de “racista” não faltaram.
Tempos depois, o artista veio a público dizer que sofria de
vitiligo (doença degenerativa incurável
que provoca a despigmentação da pele e dos pelos) e que nada poderia fazer.
Médicos dermatologistas atestam que o único tratamento viável no caso é a
despigmentação do restante da pele normal, que é cada vez mais escassa à medida
que a enfermidade avança. Fotos em close e takes
de vídeos mostram nitidamente as manchas na pele do cantor, mas a imprensa
nunca divulgou ou notou isso, antes que ele o dissesse.
Mesmo após as explicações dadas, em entrevista de maior
audiência em todo mundo, no programa da apresentadora norte-americana, Oprah
Winfrey, em 1992, os tabloides continuaram lançando dúvidas sobre as
palavras do astro, e a massa popular, acostumada a pensar e agir sob a
manipulação do lixo midiático, o continuou rotulando de racista.
Michael desabafou:
Isto é tão estúpido! É a mais ridícula e horrível história que eu já
ouvi. Isso é loucura! [...] Sou um americano negro, sou orgulhoso da minha
raça, sou orgulhoso de quem eu sou. Eu tenho muito orgulho e dignidade. Isso
faz algum sentido?
Em primeiro lugar, que eu saiba, não há nada que embranqueça a pele. Eu
nunca vi isso, eu não sei do que se trata isso. Esse é um problema que eu não
posso controlar..., mas, e quanto aos milhões de pessoas que se sentam ao sol
para parecem mais escuras, para parecem quem não são. Ninguém fala nada sobre
isso.
A pele começou a mudar algum tempo após Thriller... em torno de Off The
Wall..., Thriller..., algum tempo em torno disso. Está na minha família, meu
pai disse que é do seu lado. Eu não posso controlar isso, eu não entendo! Isso
me deixa muito triste. Eu não quero falar sobre meu histórico médico porque é
pessoal, mas é a situação até aqui. Nós tentamos controlar usando maquiagem
contra isso, porque causava manchas na minha pele. Eu tentei igualar a minha
pele. Mas sabe o que é engraçado, por que isso é tão importante? Isso não é
importante pra mim. Eu sou um grande fã de arte. Eu amo Michelangelo, se eu
tivesse uma chance de falar com ele ou ler sobre ele, eu gostaria de saber o
que o inspirou a ser o que ele é, a anatomia de sua destreza, e não com quem
ele esteve na noite passada... O que há de errado nisso? Eu sei que isso é o
importante pra mim.
Se a mídia dita séria não
pecou pela difamação, pecou pela omissão, pois não se deteve a investigar a
veracidade do que simplesmente reproduzia por “ouvir dizer”. E, após desmentido
a falsa acusação, também não teve a dignidade de divulgar com a mesma dedicação
com que ajudou a difamar.
HOMOSSEXUALIDADE:
Para melhorar a aparência que o branco incomum da doença
conferia ao seu rosto (e também para
honrar seu passado egípcio), Michael usava maquiagem nos olhos, lábios e
sobrancelhas, o que lhe rendeu mais uma peja, a de homossexual e afeminado; a insinuação irresponsável que virou
rótulo.
Todos os seus envolvimentos afetivos que vinham a público eram
tidos pela mídia como falsos, somente para disfarçar a sua homossexualidade, ou
o seu suposto envolvimento com crianças. E o que é que nos importa a sua opção
sexual? Em que isso diminui a sua genialidade artística? Michael declara a
Ophra Winfrey, em 1992: “Existe tanta
sujeira e lixo escrito sobre mim! A pressão é muito grande... Deus... é
terrível; histórias horríveis...! Isso me faz crer que quando você escuta muito
uma mentira, você começa a acreditar nela”.
A paranoia midiática foi tamanha que, em 1978, surgiu o
maldoso boato, espalhado por um tabloide inglês, de que Michael havia mudado de
sexo. A repercussão foi tão imediata quanto danosa e Jackson sofreu por anos
seguidos. Ele se lembra, com tristeza, de fatos que ocorreram na época, como
este relato:
Uma
linda garota com cabelos loiros estava tentando o máximo que podia para me
beijar - lembra Michael - Ela disse: ‘você
é tão sexy, me beije’. Quando eu não demonstrei nenhum interesse nela, ela
disse: “O que há de errado, sua *****?” e saiu andando. [...] Há uma razão pela
qual eu fui criado homem. Eu não sou uma garota. E o que me mata mais e me faz
querer cair em lágrimas é quando criancinhas, de sete, oito anos, vêm me
perguntar isso. Eu digo não e, por favor, diga a todos os seus amigos que não é
verdade.
Michael apenas não era um
fornicário contumaz, como a maioria de nós, seres tridimensionais. Não tinha
essa compreensão rasteira de algo tão sublime.
Michael é um Ser de Luz de alta
magnitude e, como tal, não vê e sente a energia sexual como uma mera satisfação
de necessidade física, como comer, beber, ir ao banheiro...
Para um Ser Iluminado, sexo é a
celebração do amor divino na fisicalidade... é alquimia!
E aqueles que julgavam Michael um
afeminado, um assexuado, um homossexual, nem sabem o que é isso! Não podem mesmo
alcançar essa visão e compreensão.
É o conceito egoico de: se fulano
não pensa e age como eu, ou como a maioria, então ele está errado... é uma
aberração...
Não...! É apenas, no caso de
Michael, uma brutal diferença de nível de consciência.
─ Eu não saio com fãs, porque não
quero usar da minha fama para conseguir qualquer coisa ─ dizia ele.
Mas era mais do que isso e Michael
não podia dizer, sem chocar ainda mais os humanos comuns.
AS PLÁSTICAS:
Ah, as plásticas! Para a mídia sensacionalista Michael é um
sujeito obcecado por operações plásticas como se, no mundo artístico, isso não
fosse comum. E não é segredo para ninguém que artistas de Hollywood são os
recordistas mundiais de mudar a cara, os seios, as nádegas e partes do corpo
que nem é recomendável citar. Mas Michael Jackson não pode fazer plásticas por
que é uma afronta aos tabloides. Michael não mexeu em suas mandíbulas, nem no
maxilar, nem rasgou a boca como disseram. Basta olhar para sua formação facial
desde que se tornou um rosto público que veremos bem nítidos o formato quadrado
do maxilar e as mandíbulas salientes. Claro que, jovem, os músculos da face
encobriam tais saliências, mas os anos fazem os músculos afrouxarem a
elasticidade e ceder cavidades antes não visíveis.
No nariz ele mexeu várias vezes e é seu direito mexer em
qualquer parte do seu corpo. Se ele quiser colocar o nariz na testa ele pode e,
se isso o transformar em uma aberração, é problema dele; não está fazendo mal a
ninguém.
Todos em Hollywood fazem cirurgia plástica! ─ Ele rebate. ─ Eu não sei por que eles
miram em mim. A imprensa exagera. É apenas o meu nariz. Eles querem que seja
tudo. Só o nariz não é suficiente. Elvis operou o nariz... eles não falam sobre
isso. Eles só apontam para mim. Não é justo. (TV Guide - 1999). Nunca fiz bochecha, nem olhos, nem lábios, nunca
fiz lixamento de pele nem descasquei. Se fossem verdade, eu afirmaria, mas não
são. Eu mexi no nariz e fiz um furinho no queixo, só isso. É minha cara e eu
que conheço. (JACKSON-1988)
E essas fotos comparativas comprovam a veracidade de suas
palavras.
Jackson sofreu todo tipo de prejulgamento e condenação que se
pode imaginar, sendo taxado de homossexual, pedófilo, racista, pirado... quando
ele é apenas um ser humano incomum, não-trivial, não-óbvio, não-manipulável,
não-amordaçável. Ele vive a sua verdade independente do que as pessoas pensam ou
dizem. E esse comportamento incomoda a sociedade. Eu diria até que causa inveja
porque são raras, mas muito raras, as pessoas com coragem suficiente para
bancar-se a si mesmas, contra tudo e contra todos.
Ele comenta com o rabino Schmuley Boteach: “O tema do meu show é: seja gentil, cure o
mundo. Vamos sair daqui como seres humanos diferentes. Vamos amar. [...] Eu
faço isso através da música e da dança. Marylin Manson diz no palco: ‘Mate
Deus... pega a Bíblia deles e rasguem...’ E a imprensa não o ataca! E ele tem
seios como as mulheres...”.
Faço aqui uma pausa para registrar
o depoimento de Glória Maria, repórter da Rede Globo de Televisão, à revista
“Quem Notícias”, logo após a “morte” de Michael Jackson, reconhecendo
publicamente os erros de julgamento da mídia que não exerce o seu papel social,
que seria noticiar um fato, tendo antes buscado verificar a veracidade do
mesmo, informando-se em fontes seguras e não em informações da mídia criminosa.
Glória faz, também, um emocionado depoimento da descoberta do ser humano que há
dentro de Michael Jackson; ser humano que, diga-se de passagem, é transparente
como água, mas que as pessoas, armadas de uma maldade gratuita, não conseguem
enxergar.
Comigo, as coisas não
são normais. Eu não entrevistei o Michael Jackson (quando ele rodou um clipe no
Brasil, em 1996), foi ele que me entrevistou. Eu o acompanhei quando gravou na
Bahia e fiquei negociando para ver se ele falava comigo. Estávamos no
Pelourinho e o Michael viu o carinho do povo comigo, então, disse que
conversaríamos no Rio. Quando chegamos, subi a favela e a gente ficou
conversando uns 20 minutos. Ele me perguntou como tinha sido o meu início.
Contei que vim de uma família pobre, mas que tinha conseguido estudar. Ele
queria saber se não havia discriminação e racismo no Brasil. Respondi que sim e
ele ficou muito interessado em saber mais. No pouco tempo que fiquei com ele,
tive um vislumbre do ser humano bacana que era.
Vi o seu braço e pedi
para passar a mão. Ele tinha uma pele muito fina e dava para ver que o corpo
era todo tomado pela doença, o vitiligo. Como tinha pouquíssimas partes mais
escuras, realmente seria mais fácil clarear o pouco que restava de escuro. Aí,
notei um buraquinho no nariz dele e vi que ele ficava sempre com uma gaze tampando.
Perguntei o que era aquilo e ele disse que foi consequência da segunda cirurgia
que fez, porque tinha um desvio de septo e que, por causa disso, ficou com uma
infecção crônica no nariz. Naqueles poucos minutos, alguns dos tabus que todo
mundo tinha, para mim, acabaram. Fiquei
triste comigo mesma por ter entrado nessa história que todos comentavam sobre o
seu embranquecimento (grifo nosso),
por ser uma coisa alheia à vontade dele.
Quando Michael
terminou a gravação, fiz a passagem e ele ficou quietinho, humilde e com cara
de bobo, esperando eu falar, mas sem entender nada do que eu dizia. E fez a
declaração, dizendo “Eu amo o Brasil”.
Foram várias surpresas em um encontro curto. Vi que era uma pessoa frágil,
simples e sem frescura. No final, ele me puxou, me abraçou e me beijou. Aquele
mito de que ele dormia numa bolha caiu. Eu estava imunda, cheirando mal, e ele
me abraçou sem nojo, sem restrição.
O que me impressionou
muito foi o olhar dele, de tristeza, o tempo todo. Só vi o olho dele brilhar,
parecendo criança, quando estava com o Olodum. Michael pulava, corria de um
lado para o outro, no Pelourinho. O Spike Lee, que era o diretor do clipe, nem
o dirigiu, só captou a espontaneidade dele.
Fui pega de surpresa
com a notícia da morte do Michael. Tive uma sensação de tristeza profunda. Ele
foi um ser humano que não conseguiu ser feliz, não conseguiu ter serenidade na
vida, apesar de ser um ídolo mundial. Todo mundo sabe que a vida dele, desde
que nasceu, foi puro sofrimento. Esqueceram a pessoa que estava ali e, pelo
menos para mim, ele demonstrou ser muito generoso. Para mim, ele não foi um
ídolo, pois só gostava da música dele na época dos Jackson 5, mas, como ser
humano, sempre me intrigou. Eu tenho identificação de alma com ele. Somos duas
pessoas que, cada uma à sua maneira, conseguiram
vencer."
Então, Glória Maria, e toda a imprensa do mundo: grande parte
do sofrimento de Michael foi orquestrada pela maldade da imprensa sórdida e
pela inapetência da imprensa dita séria. Muito, mas muito sofrimento suportado
por esse grande Ser poderia ter sido poupado se a imprensa tivesse exercido o
seu papel com a dignidade que a profissão exige. Lamentavelmente, o que se viu
foi o oposto. Felizmente, não se pode matar um gênio, porque os gênios não
morrem!
- o - o - o
- o - o - o - o - o -o -
O Bem e o Mal não existem por si só. Por si só existem as
forças que direcionamos para um lado ou para o outro, gestando, aí sim, o Bem e
o Mal.
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CRÉDITO DAS ARTES COMPARATIVAS SOBRE AS PLÁSTICAS: Blog "Cartas Para Michael"